Neuropsicologia

Dra. Soraia Ferreira

A Neuropsicologia clínica é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.

 

Tem como objectivo descrever, diagnosticar e tratar as alterações cognitivas e comportamentais que ocorrem devido a uma alteração funcional e/ou estrutural do sistema nervoso central onde as principais áreas de intervensão são: Défice Cognitivo Ligeiro , demências , Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), Traumatismos Cranianos, Epilepsia e Dificuldades de Aprendizagem.

 

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica tem como objetivo identificar, descrever e quantificar os déficits cognitivos e as alterações comportamentais que derivam das lesões e disfunções cerebrais.

 

Reabilitação e Estimulação Neuropsicológica

A reabilitação neuropsicológica procura optimizar a recuperação das funções cognitivas afetadas, bem como facilitar estratégias que permitam compensar os déficits. Inclui também o tratamento de perturbações emocionais e alterações de comportamento, com a finalidade de facilitar o processo de adaptação do paciente.

A estimulação neuropsicológica procura estimular as funções preservadas com o objectivo de manter a autonomia do paciente o máximo tempo possível.

 

 

Síndromes Neuropsicológicas:

Perturbações de Atenção

Afasia

Acalculia

Amnésia

Apraxia

Agnosia

Síndromes Dexecutivas

Demências

 

 

© 2007-2019 Clineve, Clínica C. C. Mendes Lda  Todos os Direitos Reservados

 

Dados atualizados contactando a clínica.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now