Exames de Diagnóstico

Realizam-se na Clineve: eletrocardiogramas, ortopantomografias, teleradiografias, Rx de mão, ecografias ginecológicas, obstétricas, renais, prostáticas, vesicais e urofluxometria.

Ortopantomografias

 

   A ortopantomografia, ou RX panorâmico, é um dos exames radiológicos extra-orais para avaliação dentária. Trata-se de um diagnóstico, fundamental em medicina dentária. Este exame permite obter informações sobre o segmento inferior da face, abaixo da base das órbitas.

   Para que serve : Este exame permite avaliar dentes ausentes, estadios de erupção dentária (avaliação do desenvolvimento dos gérmens dentários, dos dentes permanentes), determinação aproximada da idade do paciente, detecção atempada da existência de anomalias dentárias, agenesia (falta de dentes), linhas de fracturas ósseas, existência de terceiros molares (dentes de siso) e a sua posição nos maxilares, avaliação da massa óssea existente, existência de restaurações e/ou de próteses dentárias, morflogia do côndilo, etc..

 

Teleradiografia

A teleradiografia é indicada para avaliação do padrão dento-esquelético facial; crescimento do crânio e face pela sobreposição de traçados; planejamento de tratamento ortodôntico; avaliação dos casos tratados e observação das modificações morfológicas que ocorrem na face pela influência do tratamento ortodôntico ou ortopédico.

Radiografia de mão

A radiografia de mão e punho, portanto, oferece ao ortodontista dados que, interpretados no seu todo, fornecem a idade óssea do paciente, traduzindo seu estágio de desenvolvimento.

Electrocardiogramas

O eletrocardiograma é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração.

O coração apresenta atividade eléctrica por variação na quantidade relativa de ions de sódio presentes dentro e fora das células do miocárdio. Esta variação cíclica gera diferença de concentração dos referidos íons na periferia do corpo. Eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo registam esta diferença eléctrica.


 

O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas .Também muito útil no diagnóstico de infarte agudo do miocárdio sendo exame de escolha nas emergências juntamente com a dosagem das enzimas cardíacas.

 

 

Tensão arterial

 

A tensão arterial é a pressão do sangue dentro do coração e das artérias. É descrita por dois valores, conhecidos vulgarmente como a “máxima” (sistólica) e a “mínima” (diastólica). O valor mais alto é referente à pressão provocada pela contracção do coração e o valor mais baixo é a pressão nas artérias quando o coração relaxa entre duas contracções. Tensão Alta é definida por uma tensão arterial frequentemente igual ou acima de 140 mmHg (sistólica) ou igual ou superior a 90 mmHg (diastólica). Uma pressão arterial de 140/80, por exemplo, já é alta, pois a sistólica já atinge os 140 mmHg. Outro exemplo: uma tensão arterial de 130/90 também é elevada pois a diastólica já atinge os 90 mmHg.

Ecografias

 

Ginecológica
É um exame complementar de diagnóstico que permite visualizar, com elevado detalhe anatómico, os órgãos pélvicos. Hoje em dia tornou-se uma valiosa ferramenta na prática clínica ginecológica.

 

Obstétrica
É um exame complementar de diagnóstico que Ajuda a controlar o desenvolvimento do feto e a sua localização.

 

Renal
Neste exame são visualizados os seguintes parâmetros: Rins, diâmetro bipolar, relação parênquimo complexo-central, cavidades excretoras (quando dilatadas).

Prostática
Neste exame são visualizados os seguintes parâmetros: Estrutura da Prostata, peso prostático, Vesículas Seminais e Bexiga (Replecção e Resíduo pós-miccional).

 ​Vesical​
Este exame avalia a bexiga.

 

Glicémia

A glicemia é a concentração de glicose no sangue ou mais precisamente no plasma.


O nosso corpo transforma alguns dos hidratos de carbono ingeridos em glicose e a glicemia é o nível de glicose presente no nosso sangue. Ou seja, quando comemos muito, a glicemia aumenta, ao passo que quando comemos pouco, esta mantém-se baixa.


Mede-se a glicemia através da confirmação dos sinais e sintomas clássicos da glicemia em jejum (exame de sangue onde são verificadas as taxas de glicose no sangue).


Estes critérios diagnosticados estão baseados nas recomendações da comunidade médico-científica atual:
Normal: Abaixo de 110 mg/dL


I

© 2007-2019 Clineve, Clínica C. C. Mendes Lda  Todos os Direitos Reservados

 

Dados atualizados contactando a clínica.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now